Aquaman é um
super-herói dos quadrinhos que aparece na DC
Comics. Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, o personagem estreou na
More Fun Comics #73 (novembro de 1941). Inicialmente um recurso de backup em
títulos da antologia da DC, Aquaman
depois estrelou em vários volumes de título individual.
Durante o final dos anos 1950 e 1960, período do
renascimento dos super-heróis conhecida como a Era de Prata dos Quadrinhos, ele
era um membro fundador da Liga da
Justiça da América. Na década de 1990, a Era Moderna dos Quadrinhos, o
personagem Aquaman tornou-se mais
sério do que na maioria das interpretações anteriores, com enredos que descreve
o peso de seu papel como o rei de Atlantis.
O poder mais amplamente conhecido de Aquaman é a capacidade telepática de se comunicar com a vida
marinha, o que ele pode fazer a grandes distâncias. Apesar de este poder ser
mais frequente e mais facilmente utilizado na vida marinha, Aquaman às vezes tem demonstrado a
capacidade de afetar qualquer ser que vive sobre o mar (por exemplo, as águias
marinha), ou mesmo qualquer ser evoluído da vida marinha (por exemplo, os seres
humanos).
Aquaman tem uma
série de poderes sobre-humanos, a maioria dos quais derivam do fato de que ele
está adaptado a viver nas profundezas do oceano. Ele tem a capacidade de
respirar debaixo d'água. Ele possui resistência sobre-humana alta o suficiente
para permanecer sem danos pela imensa pressão e pela temperatura baixa das
profundezas do oceano, isso também o torna resistente o bastante para ser
invulnerável a tiros de metralhadora. Ele também possui força sobre-humana.
Ele
pode nadar em velocidades muito altas, capaz de atingir velocidades de 3.000
metros por segundo e pode nadar subindo as Cataratas do Niágara. Ele pode ver
na escuridão quase total e tem alta audição sonar limitada. Embora ele possa
permanecer debaixo d'água indefinidamente sem sofrer quaisquer efeitos nocivos,
Aquaman se enfraquece se ele
permanece em terra firme por períodos prolongados.
Após a perda de sua mão esquerda, Aquaman inicialmente a
substituiu por um gancho cibernético retrátil, em seguida, uma mão cibernética.
A mão mecânica foi substituída por uma mão mágica feita de água que lhe foi
dada pela Dama do Lago, que concede habilidades inúmeras a Aquaman, incluindo: a capacidade de desidratar qualquer um que ele
toca com a mão, matando-os instantaneamente; a capacidade de alterar a forma e
a densidade da mão; a capacidade de disparar jatos de água fervente;
habilidades de cura; a capacidade de criar portais para dimensões místicas; a
capacidade de se comunicar com a Dama do Lago através da mão de água; e a
capacidade de anular magia.
Após sua morte em Aquaman: Espada de Atlântida e
ressurreição no final de A Noite mais Densa, Aquaman recupera sua mão natural, mas parece ter mantido alguns dos
seus poderes alterados da Tropa dos Lanternas
Negros, como a habilidade de controlar seres marinhos mortos-vivos.