O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década
de 60, e também é conhecido como "O Lanterna Verde da Era de Prata".
A inspiração foi a série literária Lensman de E. E. Smith.[1] [2] A identidade
do Lanterna Verde da Era de Prata, era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga
da Justiça da América.
Apesar do excelente
trabalho do desenhista Gil Kane nesse período, era um personagem de super-herói
relativamente genérico até que em 1970 a DC resolveu emparelhá-lo com o
Arqueiro Verde (Oliver "Ollie" Queen), em uma série de quadrinhos
absolutamente inovadora e de cunho social. Essa época ajudou a consolidar o
novo Lanterna Verde como um herói popular, apesar das séries subseqüentes
abordarem temas mais cósmicos.
Diversos indivíduos já assumiram o nome de Lanterna Verde ao
longo do tempo. Cada um possuiu um anel que lhes dava grande controle sobre o
mundo físico. O anel foi considerado a arma mais poderosa da galáxia, criando
objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador.
Limitado apenas por
duas coisas: a força de vontade (também conhecido como deltoide, o músculo da
força de vontade) do lanterna verde e a cor amarela, onde o anel não surte
efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os
anéis).
O anel dos Lanternas Verdes deve ser recarregado de acordo
com o período de rotação do planeta natal de seu portador (na Terra, a cada 24
Horas). A bateria do anel se assemelhava em seu formato à antiga lanterna
utilizada por exemplo pelos ferroviários para sinalizar alguma coisa ocorrida
nos trilhos aos maquinistas de trens.
Os anéis dos Lanternas Verdes foram confeccionados pelos
Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão
de zelar pela manutenção da paz intergaláctica.
O poder do anel provém da materia energética do planeta OA,
lar dos guardiões, que fica no centro do universo, alimentando a energia vital
de todos os seres do universo.
Cada Lanterna Verde detém um anel de poder que pode gerar
uma variedade de efeitos, sustentando-se apenas pela imaginação do portador do
anel e pela sua força de vontade. Quanto maior a força de vontade do usuário,
mais eficaz é o anel.
Os limites superiores das habilidades do anel de poder
permanecem indefinidos, e tem sido referida como "a arma mais poderosa do
universo" em mais de uma ocasião. Também foi afirmado que cada arma tem um
ponto fraco, e a fraqueza de um anel do Lanterna Verde é o seu portador (embora
alguns argumentem que este é o seu forte).
Ao longo dos anos, os
anéis foram mostrados capazes de realizar quase qualquer coisa dentro da
imaginação do portador do anel. Em 2006, histórias em continuidade retroativa
estabeleceram há muito tempo a ineficácia do anel sobre objetos amarelos.
Informando que o portador do Anel só precisa sentir medo,
compreendê-lo e superá-lo, a fim de afetar objetos amarelos (no entanto, é uma
habilidade aprendida e praticada, tornando-se uma fraqueza para alguns
Lanternas Verdes), dando o crédito retroativo para a explicação da fraqueza
real, mas superável do anel para o amarelo.
Anéis de energia
utilizados pelos detentores exibem vários (mas não estão limitados a) os
seguintes efeitos:
· Geração de tampões mentais para bloquear a comunicação telepática e de manipulação.
· Localização de objetos invisíveis.
· As luzes e os feixes de intensidade e cores diferentes, como plasma destrutivo e inofensivas luzes multicoloridas.
· Capacidades de movimento:
· Voo, incluindo voo a velocidades incriveis, embora isso crie um gasto enorme de energia.
· Transporte relativamente instantâneo entre as distâncias de galáxias.
· Pré-Crise, os anéis permitiam viajar tão rápido quanto a velocidade da luz.
· Os anéis podem agir como computadores semi-conscientes e acessar informações através de sua conexão com o Livro de Oa. Os anéis têm capacidade de resolver problemas, mas eles não podem tomar decisões ou agir por conta própria, e deve ser dada diretamente pelo portador:
· Tradução de quase todas as línguas (originalmente, este foi realizado utilizando a força de vontade, mas isso mudou na era moderna a ser uma função dos anéis de si).
A comunicação entre Lanternas Verdes, independentemente da distância que os separa.
· Recursos de diagnóstico, permitindo que o usuário veja raio X, as doenças e possa diagnosticar e identificar os materiais.
· Criação e emissão de certos tipos de radiação, incluindo comprimentos de onda simuladas.
· Colocar os seres humanos em um estado de animação suspensa e puxá-los de fora.
· Mudar o estado alvo da matéria e do portador:
· Permitir os objetivos do portador através de intangibilizar os objetos sólidos.
· Prestação ao portador de metas de se tornar invisível.
· Cura acelerada de feridas, proteção e tratamento de vírus e ataques biológicos e certos procedimentos cirúrgicos, incluindo a colagem de vários membros e dígitos. Mais avançados procedimentos médicos podem ser feitos automaticamente e são limitados pelo conhecimento do portador da medicina. Pré-Crise, um portador pode instantaneamente revigorar os membros que não tinham sido utilizados em anos, assim que alguém prostrado durante anos a andar como se seus músculos não estavam atrofiados.
· Virtuais que mudam de forma, gerando uma forte luz holográfica para disfarçar ao redor do portador do anel.
· Em Green Lantern: First Flight Sinestro foi capaz de "reconectar sinapses" no cérebro de um criminoso morto, a fim de extrair informação através de um tipo de discussão orientada.
· O anel cria qualquer elemento, basta apenas concentração do manipulador do anel, como mostrado no filme Lanterna Verde(2011)quando Hal cria um lança chamas, ou quando para salvar uma moça ele cria água a salvando.
"Sua vontade determina seus limites".