Gambit possui um engenhoso charme hipnotizante. Ele consegue
fazer com que as pessoas acreditem que o que ele diz é verdade e que adiram a
sua vontade usando a fala, apesar de algumas mentes terem se mostrado imunes a
seu charme, como por exemplo Sereia (Chery) que assim como ele tambem possui o
charme hipnotizante. Já foi dito que a pessoa não pode saber do charme para que
ele funcione. Foi teorizado nos livros guia da Marvel que Gambit é capaz disso
carregando matéria cerebral do indivíduo em questão.
Energizando os objetos, agora possui a habilidade de causar
explosões com tais. Tem um controle maior sobre o tempo que o objeto leva para
explodir, além de conseguir energizar objetos um pouco maiores, fazendo com que
peguem fogo e/ou explodam. Além disso, também consegue absorver energia
cinética, dissipando-a caso provenha de outros mutantes. Possui agora a
capacidade de criar estática devido à energia potencial carregada em seu corpo;
pode proteger sua mente de detecção e invasão por telepatas. Torna-se bem mais
ágil devido à energia guardada em seu corpo. Consegue "energizar" o
cérebro de uma pessoa, assim ganhando uma influência sutil sobre ela. Também é
capaz de energizar objetos grandes, fazendo com que peguem fogo e/ou explodam.
Seu "escudo" energético também consegue desestabilizar poderes que
necessitam de toque. O mutante tem o poderio de disparar rajadas concussivas
com suas mãos, bastante destrutivos além de conseguir usá-las para formar
barreiras de energia, resistentes a quase tudo. O personagem não é afetado por
habilidades como Emissão de Laser e Bombas Plasmáticas.
Gambit geralmente usa um traje com uma armadura altamente
leve e articulada e sua arma escolhida é um cajado de metal telescóptico. Ele
foi treinado em artes marciais, particularmente em boxe francês ou savate, que
combinado com seu treinamento no Clã dos Ladrões e habilidades mutantes
naturais, faz dele um combatante sobre-humano. Ele é um excelente combatente
corpo a corpo, utilizando técnicas de luta de rua e acrobacia.
Na adolescência, Gambit era capaz de controlar todas as
formas de energia cinética, permitindo com que ele carregasse qualquer material
apenas olhando para ele usando apenas o pensamento, mas sua falta de controle
fez com que ele pedisse ajuda ao Sr. Sinistro. Sinistro extirpou a parte de seu
cérebro responsável por seus poderes mutantes. Mais tarde, ele retornou ao
Sinistro enquanto no passado, e teve sua matéria cinzenta cirurgicamente
reimplantada, restaurando suas habilidades ao seu potencial máximo (o que
permitiu com que ele retornasse ao presente se transformando em energia viva)
até que ele as perdeu lutando contra New Sun. De qualquer modo, no próximo "pulo"
de sua mutação por Sábia, que restaurou seus poderes, deixa a possibilidade de
que ele algum dia possa recuperar o máximo de seus poderes.
Enquanto Gambit estava cego, foi mostrado que ele possuía a
habilidade de prever eventos futuros usando suas cartas de baralho através da
leitura de tarô. Depois de Sereia (Chery) tê-lo ajudado a restaurar sua visão,
provavelmente por ter aberto estágios mais avançados de sua mutação então ele
poderia se curar (estimulando sua própria atividade celular) assim como ele já
fizera uma vez (quando seu tórax foi perfurado num jogo na Sala do Perigo), mas
ele ainda não demonstrou essa habilidade novamente.
Como Cavaleiro da Morte, Gambit mostrou o poder de converter
materiais inertes em substâncias tóxicas, como transformar ar em gases
venenosos e também a habilidade de ingerir doenças e pragas, poderes
semelhantes com os de Pestilência (Polaris). Ele não manifestou seus poderes de
Morte/Gambit desde que resurgiu como membro dos Carrascos de Sinistro.